(22) 3083-0900

(22) 97406-1499



RESPONSABILIDADES E AUTORIDADES


DIRETOR EXECUTIVO

Decidir sobre certificação, incluindo a concessão, manutenção, recertificação, extensão, redução, suspensão ou cancelamento da certificação.

Elaborar ou aprovar os documentos do Sistema de Gestão e certificados emitidos pelo CEBRAPI.

Assegurar que os procedimentos de Gestão da Qualidade e Operacionais sejam adequadamente estabelecidos, implementados e mantidos pelo CEBRAPI.

Implementar, monitorar, cumprir e fazer cumprir este Manual de Gestão e demais documentos do Sistema de Gestão CEBRAPI, inclusive o RP-CEBRPAI-019-Termo de compromisso, o RP-CEBRAPI-023-Código de Conduta CEBRAPI e o RP-CEBRAPI-024-Políticas e Objetivos CEBRAPI.

Convocar e dirigir as reuniões da Diretoria e reuniões de Análise Crítica do Sistema de Gestão CEBRAPI.

Estabelecer as diretrizes estratégicas, administrativas e operacionais do CEBRAPI.

Representar o CEBRAPI ativa e passivamente, perante os órgãos públicos, judiciais e extrajudiciais, inclusive em juízo ou fora dele, podendo delegar poderes e constituir procuradores e advogados para o fim que julgar necessário.

Juntamente com o Diretor Administrativo, abrir e manter contas bancárias, assinar contratos, cheques e documentos bancários e contábeis.

Contratar funcionários ou auxiliares especializados, fixando seus vencimentos, podendo licenciá-los, suspendê-los ou demiti-los.

Assegurar a imparcialidade e confiabilidade no processo de qualificação e certificação realizado pelo CEBRAPI.

Prover recursos para as atividades de certificação.

Realizar e dar suporte em auditorias internas e externas, quando necessário.

Designar auditores em conjunto com a Comissão de Certificação.


DIRETOR ADMINISTRATIVO

Dirigir as atividades administrativas, financeiras, contábeis e RH conforme diretrizes do Diretor Executivo do CEBRAPI.

Elaborar ou verificar procedimentos pertinentes do Sistema de Gestão CEBRAPI.

Implementar, monitorar, cumprir e fazer cumprir o MG-CEBRAPI-001-Manual de Gestão e demais documentos do Sistema de Gestão CEBRAPI, inclusive o RP-CEBRAPI-019-Termo de compromisso, o RP-CEBRAPI-023-Código de Conduta CEBRAPI e o RP-CEBRAPI-024-Políticas e Objetivos CEBRAPI.

Prover recursos para as atividades de certificação.

Dar suporte ao Diretor Executivo sobre a decisão da certificação, incluindo a concessão, manutenção, recertificação, extensão, redução, suspensão ou cancelamento da certificação.

Participar da designação dos auditores junto à Comissão de Certificação.

Realizar e dar suporte em auditorias internas e externas, quando necessário.

Responder como Gestor Administrativo.

Realizar treinamentos pertinentes do Sistema de Gestão CEBRAPI.


DIRETOR OPERACIONAL

Dirigir as atividades operacionais conforme diretrizes do Diretor Executivo do CEBRAPI.

Elaborar, verificar ou aprovar procedimentos pertinentes do Sistema de Gestão CEBRAPI.

Implementar, monitorar, cumprir e fazer cumprir este Manual de Gestão e demais documentos do Sistema de Gestão CEBRAPI, inclusive o RP-CEBRAPI-019-Termo de compromisso, o RP-CEBRAPI-023-Código de Conduta CEBRAPI e o RP-CEBRAPI-024-Políticas e Objetivos CEBRAPI.

Realizar treinamentos pertinentes do Sistema de Gestão CEBRAPI.

Desenvolver e manter os Esquemas de Certificação.

Gerenciar os procedimentos referentes às atividades de exames.

Dar suporte ao Diretor Executivo sobre a decisão da certificação, incluindo a concessão, manutenção, recertificação, extensão, redução, suspensão ou cancelamento da certificação.

Participar da designação dos auditores junto à Comissão de Certificação.

Realizar e dar suporte em auditorias internas e externas, quando necessário.

Responder como Gestor Operacional.

Responder como Representante da Direção.


GESTOR ADMINISTRATIVO/OPERACIONAL

Cumprir e fazer cumprir este Manual de Gestão e demais documentos do Sistema de Gestão CEBRAPI, inclusive o RP-CEBRAPI-019-Termo de compromisso, o RP-CEBRAPI-023-Código de Conduta CEBRAPI e o RP-CEBRAPI-024-Políticas e Objetivos CEBRAPI.

Atender e se comunicar de forma adequada com as partes que se relacionam com o CEBRAPI.

Realizar a gestão administrativa/ operacional do CEBRAPI.

Participar das atividades de qualificação e certificação de profissionais pintura industrial atendendo as seguintes condições comportamentais: ser educado, atencioso, pontual, organizado, ético e imparcial, atender às solicitações com clareza e prontidão, monitorar as condições de segurança, ser decisiva nas salvaguardas de imparcialidade e confiabilidade da certificação e demonstrar competência e capacidade de resolução nas questões apresentadas.

Participar da decisão de certificação.  

Gerir e realizar demais atividades pertinentes ao Sistema de Gestão CEBRAPI.

Administrar/operacionalizar a qualificação e certificação objetivada.

Administrar/operacionalizar as atividades do Examinador.


ASSESSOR DE GESTÃO

Assessorar a Direção do CEBRAPI no estabelecimento, implementação e monitoramento das diretrizes estratégicas, administrativas e operacionais do CEBRAPI.

Elaborar, cumprir, implementar e monitorar o atendimento dos procedimentos e demais documentos, realizando treinamentos pertinentes do Sistema de Gestão CEBRAPI.

Cumprir e fazer cumprir este Manual de Gestão e demais documentos do Sistema de Gestão CEBRAPI, inclusive o RP-CEBRAPI-019-Termo de compromisso, o RP-CEBRAPI-023-Código de Conduta CEBRAPI e o RP-CEBRAPI-024-Políticas e Objetivos CEBRAPI.

Atuar como Auditor Líder, quando aplicável.

Atender e se comunicar de forma adequada com as partes que se relacionam com o CEBRAPI.

Realizar a assessoria de gestão do CEBRAPI no desenvolvimento, auditoria de centro de exame e acreditação do CEBRAPI.

Participar das atividades de qualificação e certificação de profissionais pintura industrial atendendo as seguintes condições comportamentais: ser educado, atencioso, pontual, organizado, ético e imparcial, atender às solicitações com clareza e prontidão, monitorar as condições de segurança, ser decisivo(a) nas salvaguardas de imparcialidade e confiabilidade da certificação e demonstrar competência e capacidade de resolução nas questões apresentadas.

Gerir e realizar demais atividades pertinentes ao Sistema de Gestão CEBRAPI.


GESTOR DE CERTIFICAÇÃO/QUALIDADE

Implementar, monitorar, cumprir e fazer cumprir este Manual de Gestão e demais documentos do Sistema de Gestão CEBRAPI, inclusive o RP-CEBRAPI-019-Termo de compromisso, o RP-CEBRAPI-023-Código de Conduta CEBRAPI e o RP-CEBRAPI-024-Políticas e Objetivos CEBRAPI.

Atender e se comunicar de forma adequada com as partes que se relacionam com o CEBRAPI.

Realizar verificação de Centro de Exame para qualificação no CEBRAPI, quando aplicável.

Gerir e realizar demais atividades pertinentes ao Sistema de Gestão do CEBRAPI.

Gerir as atividades de qualificação e certificação de profissionais pintura industrial atendendo as seguintes condições comportamentais: ser educado, atencioso, pontual, organizado, ético e imparcial, atender às solicitações com clareza e prontidão, monitorar as condições de segurança, ser decisiva nas salvaguardas de imparcialidade e confiabilidade da certificação e demonstrar competência e capacidade de resolução nas questões apresentadas.  

Elaborar ou verificar os procedimentos de gestão e operacionais do CEBRAPI.

Realizar e dar suporte em auditorias internas e externas, quando aplicável, coordenar suas respectivas programações e monitorar as ações implementadas junto aos responsáveis da área onde ocorreu.

Participar da designação dos auditores junto à Comissão de Certificação e Diretoria.

Verificar a completeza e a conformidade do processo de certificação CEBRAPI.

Realizar treinamentos pertinentes do Sistema de Gestão CEBRAPI.

Apresentar à Direção periodicamente os resultados de desempenho do CEBRAPI.

Desenvolver e manter os Esquemas de Certificação.

Gerenciar os procedimentos referentes às atividades de exames.

Monitorar o desempenho dos exames e do Centro de Exame.

Dar suporte ao Diretor Executivo sobre a decisão da certificação, incluindo a concessão, manutenção, recertificação, extensão, redução, suspensão ou cancelamento da certificação.


ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/OPERACIONAL

Cumprir o RP-CEBRAPI-019-Termo de compromisso, o RP-CEBRAPI-023-Código de Conduta CEBRAPI, RP-CEBRAPI-024-Políticas e Objetivos CEBRAPI, Procedimentos e Instruções do CEBRAPI.

Atender e se comunicar de forma adequada com as partes que se relacionam com o CEBRAPI.

Auxiliar nas atividades de gestão do Sistema de Gestão do CEBRAPI.

Auxiliar nas atividades de qualificação e certificação de profissionais pintura industrial atendendo as seguintes condições comportamentais: ser educado(a), atencioso(a), pontual, organizado(a), ética e imparcial, atender às solicitações com clareza e prontidão, monitorar as condições de segurança, ser decisivo(a) nas salvaguardas de imparcialidade e confiabilidade da certificação e demonstrar competência e capacidade de resolução nas questões apresentadas.  

Auxiliar na demais atividades pertinentes ao Sistema de Gestão do CEBRAPI.

Realizar atividades administrativas/operacionais.

Dar suporte ao Diretor Executivo sobre a decisão da certificação, incluindo a concessão, manutenção, recertificação, extensão, redução, suspensão ou cancelamento da certificação.


COMISSÃO DE CERTIFICAÇÃO

Dar suporte ao Diretor Executivo sobre a decisão da certificação, incluindo a concessão, manutenção, recertificação, extensão, redução, suspensão ou cancelamento da certificação.

Verificar se os requisitos de certificação foram atendidos.

Fornecer ao OPC receptor, com a autorização formal do candidato, todos os documentos necessários para transferência da certificação.

Fornecer todos os documentos do processo de certificação do candidato, quando solicitado por lei, e informá-lo por e-mail, a menos que proibido por lei.

Fornecer todos os documentos do processo de certificação quando solicitado formalmente pelo candidato.

Responsável pela realização/aprovação do Exame, através da designação dos examinadores titulares e dos examinadores substitutos.

Controlar conflito de interesse do Examinador no exame de um candidato.

Providenciar novo exame em caso de conflito de interesse entre o Examinador e algum candidato.

Monitorar e assegurar as condições de imparcialidade no Centro de Exame em cada exame.

Manter as reclamações em confidencialidade no que se refere ao reclamante e ao objeto da reclamação.

Avaliar o desempenho dos examinadores.

Definir as condições para qualificação e monitoramento de Centro de Exame terceirizado pelo CEBRAPI.

Designar auditores para auditorias internas e externas em conjunto com a Direção.


AUDITOR LÍDER

Elaborar planos de auditorias.

Liderar auditorias internas e/ou externas.

Elaborar relatórios de auditorias.


AUDITOR

Atuar em auditorias internas e/ou externas.

Auxiliar na elaboração dos relatórios de auditorias.


COMITÊ TÉCNICO

Participar da definição e implementação dos Esquemas de Certificação do CEBRAPI, deliberando sobre as questões técnicas.

Participar da formulação, aplicação e monitoramento do desempenho de exames e de examinadores do CEBRAPI.

Assumir e compartilhar a integridade e credibilidade do processo de qualificação e certificação CEBRAPI.

Os Inspetores de Pintura membros do Comitê Técnico, poderão atuar como especialistas e/ou examinadores, desde que sejam treinadas e mantidas rigorosamente as condições de imparcialidade, ausência de conflito de interesses e confidencialidade do processo.

Definir e/ou validar as questões dos exames teórico e prático, para que sejam aplicados de forma justa e com equidade.

Avaliar a tendência dos resultados dos exames e tomar medidas de sua melhoria e adequação, quando julgado necessário.

Definir as condições para qualificação e monitoramento de Centro de Exame terceirizado pelo CEBRAPI.

Definir as condições técnicas para qualificação e certificação CEBRAPI.


CENTRO DE EXAME

Atender aos requisitos contratuais celebrados com o CEBRAPI.

Cumprir os requisitos das referências normativas de todos os procedimentos.

Cumprir os requisitos pertinentes ao Sistema de Gestão requerido pela Norma ABNT NBR ISO/IEC 17024

Realizar os exames pertinentes ao processo de qualificação para certificação conforme requerido pelo CEBRAPI.

Participar da aplicação dos procedimentos e documentos do exame com competência e imparcialidade.

Enviar para o CEBRAPI todos os procedimentos do Centro de Exame pertinentes ao processo de qualificação dos candidatos, bem como suas respectivas atualizações através de e-mail.


EXAMINADOR

Cumprir e fazer cumprir os documentos do Sistema de Gestão CEBRAPI, inclusive RP-CEBRAPI-019-Termo de compromisso, o RP-CEBRAPI-023-Código de Conduta CEBRAPI e o RP-CEBRAPI-024-Políticas e Objetivos CEBRAPI.

Atender e se comunicar de forma adequada com o CEBRAPI.

Entender a relevância do Esquema de Certificação.

Aplicar os procedimentos e documentos do exame, com competência e imparcialidade.

Ser fluente tanto na escrita quanto oralmente no idioma do exame. 

Executar exames de qualificação teórico e prático atendendo as seguintes condições comportamentais: ser educado, atencioso, pontual, organizado, ético e imparcial, atender às solicitações com clareza e prontidão, monitorar as condições de segurança, ser decisivo nas salvaguardas de imparcialidade e confiabilidade do exame. Demonstrar competência, imparcialidade e capacidade de resolução na área a ser examinada., conforme Esquema de Certificação CEBRAPI.

Monitorar e assegurar as condições de imparcialidade no Centro de Exame em cada exame.

Monitorar o desempenho do Centro de Exame.

Avaliar o atendimento dos requisitos aplicáveis do Centro de Exame como Examinador/Especialista.

Avaliar e validar condições requeridas para os Centros de Exame, para que os exames teórico e prático sejam realizados em condições apropriadas.

Aplicar, verificar e preencher os registros atualizados e pertinentes ao exame de qualificação.

Relatar qualquer quebra de imparcialidade e/ou confiabilidade na realização dos exames teórico e prático.

Avaliar resultados de exames teórico e prático e intervir para que os resultados e respectivos registros sejam remetidos de forma adequada ao CEBRAPI.

Submeter-se a avaliação pelo Candidato e pelo CEBRAPI.


ESPECIALISTA

Cumprir o RP-CEBRAPI-019-Termo de compromisso, o RP-CEBRAPI-023-Código de Conduta CEBRAPI, o RP-CEBRAPI-024-Políticas e Objetivos CEBRAPI, Procedimentos e Instruções do CEBRAPI.

Atender e se comunicar de forma adequada com o CEBRAPI.

Realizar atividades de certificação de pintura industrial atendendo aos requisitos de certificação definidos pelo CEBRAPI.  

Elaborar documentos operacionais pertinentes do Sistema de Gestão, quando aplicável. 

Participar em auditorias interna e/ou externa, quando aplicável e/ou requerido.


Cleiton Luiz de Mello

Diretor Executivo