(22) 3083-0900

(22) 97406-1499

FAQ (PERGUNTAS MAIS FREQUENTES)



Centro Brasileiro de Pintura e Inspeção foi fundado para empreender no Brasil a Certificação de Pessoas na área de Pintura Industrial e Inspeção, acreditada pelo CGCRE- Coordenação Geral de Acreditaçao/ INMETRO, cumprindo rigorosamente a legislação e as normas técnicas vigentes.




O CEBRAPI tem o propósito de Qualificar Centros de Exame e Certificar Pintores Industriais, com a finalidade de assegurar que os requisitos estabelecidos na ABNT NBR ISO/IEC 17024 e ABNT NBR 16378 sejam definidos, implementados e melhorados continuamente.




Se a instituição for acreditada pelo CGCRE - Coordenação Geral de Acreditação /INMETRO, poderá ser autorizada sua transferência.




a)Todos os candidatos devem conhecer e aceitar formalmente, através de assinatura, as regras do RP-CEBRAPI-019-Termo de Compromisso, RP-CEBRAPI-023-Código de Conduta, do RP-CEBRAPI-027-Declaração de Participação em Exame, do RP-CEBRAPI-953-Registro de Solicitação de Exame e Certificação, incluindo este documento, RP-CEBRAPI-039A-Instrução do Candidato a Pintor Industrial Nível 1. b) O candidato deve chegar 30 minutos antes do horário agendado do exame, e não poderá realizar o exame, se o atraso for superior a 15 minutos. Neste caso, o exame poderá ser reagendado pelo candidato no Centro de Exame conforme disponibilidade de turmas. c) Caso o candidato não possa comparecer ao exame, poderá reagendar outro exame no Centro de Exame, conforme disponibilidade de turmas. d) Não será permitida a utilização de aparelhos celulares, tablets, agendas eletrônicas ou qualquer outro dispositivo eletrônico, sob pena de eliminação do processo de certificação*. Neste caso de eliminação do processo de certificação, o candidato deverá solicitar novo exame de qualificação. e) Atenção no preenchimento do cartão resposta, pois só serão consideradas as respostas deste documento. Caso alguma questão seja rasurada, esta será automaticamente desconsiderada. f) No dia do exame, o candidato ou o Centro de Exame deve apresentar o Certificado de Treinamento conforme a ABNT NBR 16378. Se não apresentado, o candidato não poderá realizar o exame. Neste caso, o exame poderá ser reagendado pelo candidato no Centro de Exame, conforme disponibilidade de turmas. g) O candidato terá 1 hora, acrescido de 10 minutos para a realização do exame teórico e 4 horas para a realização do exame prático. h) O penúltimo candidato deverá permanecer em sala até que o último candidato termine o exame. * Nota: Processo de certificação corresponde a refazê-lo na íntegra, inclusive taxas e pagamentos.




O resultado do exame estará disponível no site, na página inicial, área "Resultado de Exame", 7 dias após a realização do exame. Para a consulta do resultado , o candidato deve entrar com seus dados: CPF e o Código do Processo de Exame constante no RP-CEBRAPI-953-Registro de Solicitação de Exame e Certificação, recebido e assinado pelo candidato no ato da inscrição.




O prazo para entrega do Certificado CEBRAPI é de até 30 dias após a realização do exame. O Certificado será enviado para o Centro de Exame onde o Candidato efetuou o exame e só poderá ser retirado por ele mesmo, mediante a apresentação de documento de identificação e a assinatura do protocolo de retirada. Em caso de retirada do Certificado por terceiros, o Candidato deve autorizar via e-mail ao Centro de Exame, identificando a pessoa designada a fazê-lo e seguindo o procedimento acima. O Certificado tem validade de 60 meses a contar da data de decisão da certificação e mantendo a certificação.




Demanda de um solicitante, Candidato ou pessoa certificada para reconsideração de qualquer decisão tomada pelo CEBRAPI em relação à situação da certificação pretendida. Para inclusão de uma apelação, referente a qualquer etapa do processo de certificação, o Candidato deve acessar a aba fale conosco/apelação/abrir, inserir os dados pessoais e descrever a apelação. Será gerado em seguida o número de protocolo para posterior consulta. O Candidato poderá incluir uma apelação em até 07 dias corridos, após a realização do exame.




O valor da certificação está disponível no site do CEBRAPI, aba: Download>Registros Padronizados>RP-CEBRAPI-053-Tabela de Preços.




Acesse o link: http://www.inmetro.gov.br/organismos/index.asp , clicar em Certificação de Pessoas - OPC, página 2, OPC 0018.